Glossário

Galera vão aqui algumas expressões que vocês podem consultar caso estejam se sentindo de fora da festa!

Abadá: camiseta entregue em eventos (festas,shows,micaretas, etc) que servem como identificação do folião no evento.

Acervo: totalidade de documentos conservados em um arquivo. (Dic. Term. Arquivistica)

Autenticidade: Qualidade de um documento quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo. (Dic. Term. Arquivistica)

Autenticidade histórica: documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade. (Luciana Duranti)
 
Autenticidade legal: documentos que suportam uma prova sobre si mesmos, por causa da intervanção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garanta sua genuinidade. (Luciana Duranti)

Área VIP: aréa num evento com regalias tais como bebidas e comidas(e ate salão de beleza em alguns eventos) reservada para baladeiros que aceitam pagar mais caro por isso.

Arquivo: todo testemunho de funções e atividades humanas registrado em um suporte perdurável e expressado numa linguagem oral ou escrita, natural ou codificado e que por sua finalidade não faz parte do patrimônio bibliográfico ou artístico. (Ruipérez)

Balada: Mesmo significado de festa, porém com ressalva de que é exclusivamente noturna.

Baladeiro(a): Pessoa que frequenta assiduamente as baladas.

Destinação final: Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. (Dic. Terminologia Arquivística)

DJ: Um disc jockey(DJ) é um artista profissional que seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão em frequencia modulada (FM), pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

Diplomática: Disciplina que tem por objeto a estrutura formal e a autenticidade dos documentos. (Dic. Terminologia Arquivística)

Documento: Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss).

Entidade produtora: Instituição que detém a posse física e/ou digital do documento. 

Espécie: Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. (Dic. de Term. Arquivística)

Forma: Estágio de preparação e de transmissão do documento. Ex: original, cópia, minuta. (Dic. de Term. Arquivística)

Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Ex: livro, mapa, folha. (Dic. de Term. Arquivística)

Gênero: Designação dos documentos segundo os aspectos de sua representação nos diferentes suportes: textuais, audiovisuais, iconográficos e cartográficos. (Marielena Leite Paes)

Hostess: é um profissional.Uma espécie de recepcionista de restaurantes, bares, eventos, festas ou boates que deve ter pleno conhecimento do ambiente além de retratar a imagem do local onde trabalha.

Micareta: Conhecido também como micarê, é o carnaval fora de época realizado em diversas cidades brasileiras marcado principalmente pelo estilo baiano ‘axé music”

Night: (Noite em Inglês) Termo utilizado para se referir a uma festa.(“Vamos para a Night”)

Plano de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. (Dic. de Term. Arquivística)

Série: Seqüência de unidades de um mesmo tipo documental de acordo com a atividade que a gerou. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

Tipologia documental: É a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (Heloísa Liberalli Bellotto)

Veracidade: São características que definem o documento como verdadeiro.