Este post tem intuito de resolver o desafio proposto pelo professor André acerca de uma correspondência com endereço um tanto quanto inusitado... SAPO, QUEIJO, NADA. Hã?????
Que conclusões podemos tirar acerca da autenticidade e da veracidade do documento em questão?
Após o grupo ter feito a análise diplomática da fatura telefônica, chegamos à conclusão de que ela é autêntica. Citada no texto de Ruipérez, a historiadora brasileira Helloísa Liberalli Beloto, afirma que a Diplomática estuda as configurações externas dos documentos e os caracteres que os tornam autênticos e documentos de fé pública. Como mencionado no texto de Ruipérez, o documento diplomático é tido como um instrumento que contém o resultado de atividades administrativas e jurídicas desenvolvidas pelo homem em meio a sociedade em cumprimento de determinados objetivos e finalidades. Levando-se em consideração que a fatura em meio digital, a qual tivemos acesso, não foi modificada, podemos dizer que se trata de um documento autêntico pois apresenta caracteres que validam o documento em questão, como padrão de correspondências telefônicas, onde o código de barras, a logomarca juntamente com os dados de identificação da empresa e do cliente são itens que caracterizam a autenticidade da fatura. Porém a autenticidade pode ser questionada, pois algumas informações consideradas relevantes foram claramente censuradas, como o nome do cliente, o CNPJ da empresa e a sequência numérica logo abaixo do código de barras, fazendo assim com que o documento não seja diplomaticamente autêntico.
A veracidade, assim como a autenticidade, também pode ser contestada. Isso porque uma das informações contidas no documento é claramente incorreta, pois não existe, em Brasília, o endereço começado por “Sapo, Queijo, Nada”. Analisando somente a foto do documento podemos questionar sua integridade que, por ser um meio digital poderia ser facilmente modificada. Todavia se analisarmos todo o contexto da informação, ou seja, a reportagem e o vídeo disponibilizados na página do G1 (para assistir clique aqui) podemos concluir que se tratou de um engano da atendente que simplesmente não compreendeu as letras que correspondia ao endereço do cliente e logo depois ainda ficou pior quando, em um ato de ajuda o cliente tentou citar palavras cujas iniciais fossem as letras referentes ao seu endereço, ato esse que a atendente não compreendeu novamente e escreveu as palavras ao invés das iniciais.
Se não questionarmos o fato de que o documento pode ter sido alterado e considerarmos que, mesmo como o erro descrito acima, a fatura cumpriu a sua finalidade e chegou até as mãos do cliente. Infere-se disso que a veracidade não foi comprometida.
Que outros elementos garantiram que o documento chegasse ao seu destino?
O que garantiu que o documento pudesse ser entregue corretamente foi o fato de o Código de Endereçamento Postal – CEP estar correto. Afinal para os correios o CEP é o elemento essencial para que a correspondência seja entregue de modo correto, pois antes do trabalho de entrega feito pelos carteiros há uma triagem na sede dos correios, o que nos remete à idéia de que a dedução e o conhecimento do carteiro também ajudaram na entrega correta da correspondência. Por trás das linhas podemos imaginar que, como a fatura encontra-se sem o número do bloco e do apartamento, foi o porteiro do prédio que fez com que a carta chegasse às mãos do cliente.
Análise Tipológica
Denominação do Documento:Fatura de serviços de telecomunicações
Denominação da espécie: Fatura
Entidade Produtora: TIM Celular S.A.
Entidade receptora: Titular da Fatura
Função: Notificar o cliente da empresa de telecomunicações acerca dos valores dos serviços utilizados por ele a serem pagos.
Análise Diplomática
Denominação do Documento: Fatura de serviços de telecomunicações
Denominação da espécie: Fatura
Data Tópica: Desconhecida
Data Cronológica: Desconhecida
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha avulsa
Forma: Original única
Signo Especial: Logomarca da empresa TIM S.A.
Tipo: Fatura de serviços telefônicos
Descrição: Fatura telefônica constando dados relativos ao uso de serviços e especificação de seus valores contendo dados do cliente e da empresa.
Galera, só uma dica: o exercício está incompleto.
ResponderExcluirSe atentem ao trecho extraído da postagem:
"Os textos trabalhados em sala de Mariano Ruiperez, deverão ser usados obrigatoriamente para resolver o desafio. O grupo deverá buscar argumentos nos textos que sustente sua reflexão."
Até mais!
Além de observar os comentários do Fabrício convém verificar meus comentários sobre a mesma atividade no blog Skin files
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